Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Que São Pontos Riscados?



Durante as sessões de terreiro, às vezes observamos as entidades espirituais utilizarem-se de uma espécie de giz (pemba - material calcário) para traçarem sobre determinadas superfícies (madeira, mármore, cobre etc.) figuras tais como sóis, luas, estrelas, triângulos, lanças, flechas, folhas, raios, ondas, cruzes, além de alguns sinais a priori inintelegíveis, que despertam a curiosidade em alguns médiuns e assistentes em saberem o que são e quais suas funções dentro da ritualística umbandista.

A estas configurações expressas pelos espíritos laboradores da Corrente Astral de Umbanda chamamos Ponto Riscado.

Comecemos por trazer à tona, sob nossa visão, o porquê do nome Ponto Riscado, solicitando aos leitores, antes de mais nada, que imaginem e guardem em sua mente a Cruz, símbolo da fé, do Cristianismo e do martírio de Jesus, para melhor entenderem as explicações.

No plano cósmico temos basicamente 2 Linhas primárias de constituição energo-magnética (energia + magnetismo) que são responsáveis pela evolução e ascenção dos mais diferentes tipos e níveis de vida nos reinos que fazem parte de nosso planeta (mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual).

A estas 2 Linhas que se tangenciam (tocam) nominamos de Linha Energo-Magnética Ascencional (vertical) e Linha Energo-Magnética Evolucional (horizontal), que juntas e em harmonia constante, compõem a Linha ou Irradiação da Cosmopotência Oxalá (contração do termo Orixalá = A Luz do Senhor Deus), pois tal encontra-se sob a supervisão do maior dos Orixás a nível planetário, O Cristo da Terra.

Pela dinâmica do Princípio de Desdobramento Astral, que implantou aquilo que conhecemos como polaridades ativa e passiva (positiva e negativa), criadas para oferecer o suporte necessário a todos os níveis e subníveis do processo ascencio-evolucional, a Linha de Oxalá, sem perder o seu caráter coordenador e atuante, fragmentou-se harmoniosamente em 6 outras Linhas, todas de constituição energo-magnética secundária, e que pelo princípio retrocitado atuariam nas polaridades ativa (positiva) e passiva (negativa).

Em ação no polo passivo, as 6 Linhas (Irradiações) têm como função atrair, absorver, estagnar e depurar as nocividades. Já no pólo ativo, tais Linhas têm como função potencializar, dinamizar e expandir propriedades benéficas.

Devemos dizer, ainda, que estas 6 Linhas recebem o nome de Iemanjá, Oxum, Oxósse, Ogum, Xangô e Omolu, comandadas pelos Orixás (Senhores da Luz) de mesmo nome. Outras nomenclaturas são usadas, sem contudo perderem a sua essência.
Assim, dentro das respectivas polaridades, estas Linhas se entrecruzam e interagem ininterruptamente, formando incontáveis interseções energo-magnéticas entre as mesmas, de composições e atribuições diversas. A cada um destes elos, emersos pelo tangenciamento de tais Linhas, na Umbanda denominamos Ponto (Astral).

Estas várias interseções e suas variantes formam incontáveis fusões ou justa-posições de forças energo-magnéticas, que fluem perenemente sobre o planeta Terra, dando a devida sustentação ao mesmo.

Para que as forças que constituem estes elos sejam movimentadas especificamente para os trabalhos de Umbanda, é imperioso que haja o acionamento de determinados códigos de acesso, consoante o resultado que se queira alcançar.

Em nossa religião, uma das formas com que os laboradores espirituais, quando incorporados, entram em contato com tais forças, manipulando-as conforme as necessidades, é através do traçado de determinados símbolos (códigos-senha), que, colocados em posição correlata, acabam por atrair as correntes energo-magnéticas indispensáveis a determinado trabalho, que serão recepcionadas pelo campo formado pelo desenho material riscado, aglutinando-se e gravitando em torno do mesmo, isto a nível etérico, sendo redirecionadas pelos espíritos para os mais diferentes fins, repetimos, sempre positivos (benéficos).

Neste sentido, podemos conceituar Ponto Riscado como sendo um ato litúrgico-magístico, de iniciativa dos espíritos da Corrente Astral de Umbanda, que, mediante o uso da pemba, riscam símbolos que revelam a identidade e linha de trabalho dos mesmos, ou ainda abrem canais de interação com forças energo-magnéticas propícias, que percutem no plano material, para atuarem em determinada situação.

Já de posse do conceito de Ponto Riscado, podemos nominá-los segundo a finalidade a que se propõem. Temos então:

Ponto Riscado

Esotérico = oculto, velado
Exotérico = ostensivo, aberto
Identificador
Do espírito,
Da Falange
Do campo de atuação
Da Linha (principal, secundária etc.)
De forças-base


Atrator
Repulsor
Equilibrador
Neutralizador
Fixador
Puro
Misto
Sugestivo (efeito psíquico)
Real (efeito objetivo)
De Firmeza (defensivo-repressivo)
De Segurança (defensivo-preventivo)

O que acabamos de citar são alguns tipos ou espécies de Pontos Riscados mais utilizados pelos espíritos na Umbanda. Outros existem.

Esperamos com tais apontamentos termos dado nossa contribuição para o esclarecimento dos umbandistas de fé e de seriedade.

Salve nossa Cristalina e Amada Umbanda!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...