Mesa Branca
é a prática da mediunidade espiritualista com base nos ensinamentos de Jesus e
desenvolvida a partir das orientações de um ou mais guias espirituais
(espíritos ou entidades que cuidam dos trabalhos da casa). Apesar de estar
presente em alguns cultos religiosos sob o nome de "Umbanda de Mesa"
e "Sessão Astral", a Mesa Branca é praticada de forma independente e
normalmente não está ligada diretamente a qualquer religião.
A
"mesa" em si é um objeto indispensável nas sessões uma vez que serve
de apoio e contato material para os trabalhos de um modo em geral. É, em volta
da "mesa", que os médiuns se reúnem para uma sessão; é a partir dela
que é realizado um estudo, uma preleção, uma consulta ou uma comunicação
mediúnica; é através dela, ainda, que os médiuns realizam seus trabalhos e é
sobre ela que são colocadas as oferendas; é, enfim, por meio de uma mesa, que
se faz o desenvolvimento e a aplicação da mediunidade espiritualista dentre os
seus adeptos.
A prática de
reuniões frívolas e trabalhos malfazejos que alguns realizaram no passado
através do mediunismo de mesa, foi um dos motivos pelo qual se adotou
largamente "a cor branca" para diferenciar e demonstrar a boa
natureza das sessões promovidas pela casa. A cor branca, segundo a
cromoterapia, indica claridade, pureza e iluminação; representa a inocência, a
verdade e a integridade do mundo; simboliza o caminho e o esforço em direção à
perfeição. É indicada para cura em geral, purificação e abertura à luz. Daí
segue o motivo do nome: "mesa branca".
MESA BRANCA
E ESPIRITISMO
Existe uma
confusão muito grande em relação a Mesa Branca e o Espiritismo e isso talvez
seja motivado pela semelhança que existe em alguns pontos, como por exemplo a
comunicação mediúnica com os espíritos e a crença na reencarnação. O
Espiritismo é uma doutrina científica e filosófica codificada em 1857 por Allan
Kardec.
A Mesa
Branca, por sua vez, é uma doutrina essencialmente religiosa, desenvolvida a
partir das práticas mediúnicas do chamado moderno espiritualismo, não tem
regras como no Espiritismo, as quais não permitem que seus adeptos estudem ou
apliquem procedimentos que não constam em sua codificação. A Mesa Branca é uma
prática livre que adota ensinos e procedimentos de outros seguimentos
religiosos segundo as orientações dos seus guias. A Mesa Branca é o produto
aprimorado daquilo que se conhecia por mediunismo de mesa, cuja raízes surgiram
muito antes de Kardec, que até então era conhecida por "telegrafia
espiritual", e depois, por "mesa girante" ou "mesa
falante", foi a responsável por chamar a atenção de Kardec e outros
pesquisadores para o fato das manifestações dos espíritos ocorrerem a partir
das mesas.
O QUE A MESA
BRANCA ACEITA E O ESPIRITISMO NÃO
Algumas
diferenças básicas entre um e outro:
1º LIVRE
PENSAMENTO e MEDIUNIDADE ABERTA. Em termos de ensino filosófico e prática mediúnica, a Mesa Branca
aceita tudo o que os seus guias revelam nas sessões e as mantém como verdades e
úteis a instrução de seus adeptos até que se prove o contrário pela experiência
prática. O Espiritismo não, uma vez que está preso unicamente aos assuntos de
sua codificação, regras estas bem definidas e das quais não se pode afastar.
2º ENERGIA
dos ELEMENTOS: A Mesa
Branca crê e trabalha abertamente com as energias vibratórias dos quatro
elementos (Terra, Ar, Fogo e Água). O Espiritismo não.
3º ENERGIA
dos NÚMEROS e das CORES: A Mesa
Branca crê e trabalha abertamente com a vibração dos números (numerologia) e
das cores (cromoterapia) . O Espiritismo não.
4º ENERGIA
das OFERENDAS. A Mesa
Branca crê e trabalha com a faixa vibratória produzida pelas oferendas. O
Espiritismo não.
5º
INFLUÊNCIA dos ASTROS. A Mesa
Branca crê e trabalha com a faixa vibratória produzida pelos Astros
(Astrologia) . O Espiritismo não.
6º IMAGENS,
VELAS, CRISTAIS e INCENSOS. A Mesa Branca crê e trabalha com a influência das imagens, com a força
vibratória produzida pelas velas, com o poder dos cristais e com a harmonização
ambiente produzida pelos incensos. O Espiritismo não.
meu nina e ando indisposta na vid ano relacionamento como setivesse uma cruz nas minhas costas e nao consigo amar omeu marido
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