Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como Saber Se Sou Médium?



Médium é uma palavra neutra e serve para os dois gêneros. É de origem latina e significa medianeiro, o que está no meio. O médium serve de intermediário entre o mundo físico e o espiritual.

Deste modo podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que todos nós somos médiuns, pois durante nossas vidas teremos alguns sintomas e que sabemos que não são de ordem física. Afinal quem é que nunca viu um vulto diferente, um assovio diferente, algumas pancadas, arrastamento de chinelos, vozes, pesadelos, sonhos, premonições, etc, etc. Só não podemos afirmar que somos médiuns ostensivos, aquele que tem contato com os espíritos. Que sinais são apresentados e que podemos saber que a pessoa é um médium ostensivo?

Nenhum sinal físico existe que possa dizer que esta ou aquela pessoa é um médium ostensivo. Ninguém veio marcado para isto. É um dom natural que vem com a pessoa, pela escolha que esta pessoa fez na espiritualidade.

Alguns sintomas indicam que a pessoa pode ter mediunidade. Os mais comuns são: suor excessivo nas mãos e axilas, maçãs do rosto muito vermelhas e quentes, as orelhas ardem, depressão psíquica e instabilidade emocional, melancolia, distúrbios de sono, ou em excesso, ou insônia; perda do equilíbrio do corpo, sensação de desmaio iminente, súbita aceleração dos batimentos cardíacos(taquicardia), fobia e medo de quase tudo, sensação de insegurança. Mas tudo isso vai se estabilizando e desaparecendo conforme o médium canaliza de forma mais adequada suas faculdades psíquicas com muito estudo, trabalho e disciplina.

Outros sinais podem surgir como: sensação de presenças invisíveis; sono profundo demais, desmaios e síncopes inexplicáveis; sensações ou idéias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro; Ballonement (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o corpo, como resultado do desdobramento perispiritual; adormecimento ou formigamento nos braços e pernas; arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitações.

Uma das tarefas mais complexas para o médium novato é conseguir discernir as influências que atuam em sua psiquê. Não se questiona mais o fato de que o ser humano sofre interferências de todos os elementos que compõem o universo, e isso inclui as formas pensamento de outros seres. De uma maneira ou de outra, todos os seres humanos são, em maior ou menor grau de intensidade, médiuns por natureza. Às vezes, a pessoa escreve uma mensagem e não sabe se veio dela mesmo, de seu mentor ou de outro espírito. Não tem certeza se foi inspiração ou psicografia. Às vezes pode até alterar o texto que está recebendo de um espírito.

Algumas vezes, ao eclodir a mediunidade, a pessoa costuma dar sinais de sofrimento, perturbação e desequilíbrio. Se a pessoa    se     perturba ante as manifestações mediúnicas é por sua falta de equilíbrio emocional e por sua ignorância do que seja a mediunidade, ou porque está sob a ação de espíritos ignorantes, sofredores ou maus. A pessoa que possui tais problemas precisa ser ajudada até se equilibrar psiquicamente através de passes, vibrações, esclarecimentos doutrinários. Também deve fazer uma consulta médica. Só depois, bem mais tarde, ir para uma mesa mediúnica.

Para o desenvolvimento mediúnico, somente deve ser encaminhado quem esteja equilibrado e doutrinariamente esclarecido e conscientizado.

A mediunidade ostensiva pode ser percebida quando:

a) houver comprovada vidência ou audição no plano espiritual;
b) se dá o transe psicofônico (falante ) ou psicográfico (escrevente);
c) há produção de efeitos físicos – sonoros, luminosos, deslocação de objetos, desdobramentos, etc.

Mas na verdade, nenhum destes fenômenos, podem dizer claramente que a pessoa pode ser um médium ostensivo. Como descobrir então? Somente com o estudo e a prática da mediunidade. Por este motivo temos os desenvolvimentos mediúnicos em quase todos os centros espíritas. Como se caracteriza esse desenvolvimento? Pelo estudo das obras de Kardec e outras similares e da prática. A pessoa deve ir praticando as diversas modalidades de mediunidade: Psicofonia, psicografia, vidência, transporte, desdobramentos, sempre acompanhado de pessoas experientes nestas áreas. A pessoa pode desenvolver uma destas modalidades com facilidade, algumas, apenas pequenos vestígios de uma ou de outra e outras pessoas nada conseguem. Seu trabalho ficará perdido? Claro que não. Ele não imagina a ajuda que deu aos espíritos inferiores que vieram receber as energias de que precisam para se melhorar.

Ser médium é fazer a maior das caridades: a pessoa está doando seu próprio corpo em auxilio de muitos necessitados.

Fonte http://www.blogespirita.com/

8 comentários:

  1. Eu não sei se sou medium, mais sinto presenças, tenho calar frio, sonhos estranhos,sinto que em mim tem algo muito bom mais ao mesmo tempo muito ruim. Duas pessoas com cancer estavam sofrendo muito e fui fazer uma visita, me deu vontade de perdoá-las e eu senti que estava religando estas pessoas a Deus e quando eu sai da casa delas pouco tempo depois elas morreram, achei muita coincidência, elas nao se conheciam, fui uma semna na casa de uma e outra semana na casa da outra mais morreram no mesmo horario.
    Fiquei assustado mais nao sei explica me senti bem na hora e ruim depois.

    ResponderExcluir
  2. Desenvolvie um dom desde de criança,quando criança via coisas que nimguem jamais via ,durante 8 meses meu avo me visitava e falava comigo,quando crescie , começei e ver coisas a prever coisas ,previe a morte de minha vo no sonho e agora descobrie que consigo fazer lindas mensagens que nao sei de onde vem,tambem eu conseguie mover um porta "abrir ela" mais depois fiqueei com uma dor de cabeça incrivel.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se sou medium , ou se estou tentando desenvolver pois desde de criança , sinto que algumas situações eu je vivi , que certos lugares eu ja passei antes, depois de grande eu durmo e sinto que saio de meu corpo faço viagens deliciosas frutuando por ai é muito bom , agora comecei a frequentar um centro de umbanda , e participei de uma gira na roda , segundo os mediuns quase virei , no momento tive medo mais agora estou estudando uns livros e tambem estudando atravez da internet e estou me sentindo muito bem, precisando e querendo fazer o bem sem olhar a quem , sinto as energias das pessoas isso é normal?

    ResponderExcluir
  4. Ola nao entendo muito disso mas sinto sonho com coisas que virao realidade as vezes penso q sou louca. mas hoje me falarao que eu tenho o dom da revelaçao outros dizem que sou media queria muito q alguem m ajudase pois n sei oq fazer.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 14 anos e sempre me senti estranha em algumas coisas. Tenho suor excessivo, e meus sonhos parecem ser os mais reais possíveis e alguns já se concretizaram também. Quando vou em alguns lugares sinto que ja fui, e ao ver algumas pessoas também. Ando pesquisando bastante e não sei se sou uma médium. Sinto muito os sentimentos das pessoas e quando alguém está triste, eu acabo ficando também. Tenho uma vontade imensa de ajudar as pessoas ao meu redor. E as vezes parece que uma "voz" fala comigo, como se fosse um guia. Se eu devo fazer aquilo ou não, e me pego falando sozinha. Pode ser algo normal, mas, fico nessa duvida. Já que ando conhecendo mais a doutrina da Umbanda.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se sou medium mas tenho alguns sonhos q tive e no outro dia o q sonhei aconteceu, sinto calafrios msm no calor do verão, sinto presenças proximo a mim , sei q tenho entidades pois frequento um centro a quase 2 anos, mas nunca se manifestaram...

    ResponderExcluir
  7. Tem horas que falo uma coisa de algum.não sei porque mais falo.tenho sonhos.pensamentos. Como agir?

    ResponderExcluir
  8. Sou diferente, não sei de onde vir.sei que o choro não dura pra sempre, queria saber como algumas lágrimas cai sem motivo, sonhos , pesadelos que parece real, coisas que vão e vem e eu continuo aqui, mesmo com o brilho sem brilhar.Ajurde-me.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...