Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

terça-feira, 15 de março de 2011

Umbanda



Falar sobre a religião de Umbanda não é uma tarefa fácil, principalmente quando há tanta diversificações e ramificações diferentes, porém ao contrário do que muitos pensam ao invés disso enfraquecê-la, é o que torna a Umbanda única e exclusiva dando aos seus integrantes uma liberdade única , tratando e acolhendo a todos independente de sua cor, credo, raça, opção sexual, condição econômica, nível social ou de instrução.  A Umbanda é uma religião para todos, com várias nuances, mas que acolhe seus filhos sempre de braços abertos, como uma verdadeira mãe.
O que está escrito aqui talvez possa não estar de acordo com o que pratica e o que pregam muitos centros umbandistas, pois cada centro varia sua forma e seus rituais, de acordo com a região em que está ou de acordo com seus guias ou o chefe de terreiro. Mas lembre-se que o que realmente unifica a Umbanda é o amor ao próximo e a caridade que são suas duas principais características e isso não muda em nenhum centro realmente Umbandista.
Tentarei passar o meu pouco conhecimento a todos da maneira mais simples e clara possível, para aqueles que não são Umbandistas consigam entender à nossa religião quebrando alguns preconceitos, e aqueles que são Umbandistas, que aqui encontrem um local de referência para troca de idéias, tirar dúvidas, intercambiar experiências e demonstrar como é bonita a nossa fé.
A Umbanda é uma religião que conceitua-se na prática do bem ao próximo não permitindo fazer o mal, caso esta prática aconteça provenientes de terreiros ou médiuns, não pode-se dizer que a prática exercida seja a Umbanda, pois a mesma condena estes atos.
Embora a Umbanda seja cultuada em extenso é uma religião nova (em termos históricos é claro), pois possui pouco mais de um século. A Umbanda trabalha com entidades, espíritos que já estiveram encarnados num passado próximo ou distante, através do fenômeno da incorporação, onde a entidade utiliza da matéria do médium para trabalhar, está incorporação pode ser consciente ou inconsciente parcial ou total. Na incorporação consciente é o estado em que o médium é acolhido e a entidade toma "posse" da matéria, formando a partir daí um trabalho em conjunto (médium/entidade), isso porque a entidade não é dona da matéria, apenas a utiliza respeitando um espírito que esta encarnado e que em hipótese alguma abandonará esta matéria. Neste caso a entidade não tem acesso a mente do médium a ponto de fazê-lo perder a consciência de seus atos. Na incorporação parcial ou total é possível de acontecer, prevalecendo a consciência da entidade, daí a dizer-se trabalho em conjunto, pois, no momento em que a entidade atua sobre a matéria, exprime atos, pensamentos, sentimentos e vontades dela, podendo ter ou não um pouco de consciência do médium. Com base nisso, podemos afirmar que as entidades trabalham em uma mente consciente e que, de alguma forma esta mente possa controlar as entidade, em termos de organização e não de imposição.
Na Umbanda os meios de trabalho são exercidos através de linhas que vibram em determinados pontos da natureza e que utilizam espíritos que vibram na mesma natureza. Temos 7 (sete) linhas de trabalho que podem variar de casa pra casa, de região pra região, mas mostraremos 7 Linhas Trabalhadoras de Umbanda:
1) Linha de Exus - Podemos encontrá-los na linha da esquerda, são espíritos em evolução, mas com papel importante na Umbanda, pois, por estarem mais próximos da matéria servem como os guardiões do plano terrestre , tendo como função de defender e desmanchar o mal e promover o equilíbrio da natureza. Muitos os confundem com demônios ou espíritos ruins o que não é verdade , pois os Exus são entidades que devem ser respeitadas e valorizadas, pois nos ajudam muito. Muitas vezes certas entidades (kiumba) se fazem passar por Exus e fazem “de tudo” em troca de qualquer coisa material (oferendas, sangue, animais etc.), pois o que eles querem é fazer o mal ao próximo e se divertem com isso. Os kiumbas estão longe e muito de serem Exus de Umbanda, por isso antes de pedir algo a uma Entidade, veja bem onde pisas, porque pode ser um kiumba. Na Umbanda os Exus estão sob a Lei de Umbanda e Lei de Umbanda é Lei de Deus.
2) Linha de Ogum - É dividida em 7 (sete) legiões: Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe-mato, Ogum Megê, Ogum Íara, Ogum de Lei, Ogum de Malei e Ogum de Ronda. São entidades chamadas de caboclos que vibram na linha do orixá Ogum.
3) Linha de Oxóssi - São caboclos índios, chamados caboclos de pena, que um dia pisaram no solo brasileiro. Juntamente temos a linha de Boiadeiro, espíritos evolutivos de boiadeiros possuidores dos mesmos arquétipos dos caboclos. O fato de vibrarem nesta linha não quer dizer que em suas encarnações eram índios ou boiadeiros, apenas se identificam com a vibração das matas.
4) Linhas das Almas - São entidades reconhecidas na Umbanda como possuidores de coroas (luz/elevação espiritual) são denominadas de "Preto-velho e Preta-Velha", conhecedores de todas as Mirongas (segredo) da Umbanda. Esta falange é denomida Yorimá, representam a velhice, mas não no sentido material. Mas como arquétipos, cabendo em um contexto de maturidade, vivência e orientação espiritual. Cabe a eles zelar pelo terreiro, tomando a posição de mentores espirituais.
5) Linha de Yori - São espíritos infantis, representando as crianças e são denominados na Umbanda popularmente como "Meninos de Angola". São espíritos muito puro e inocente. Muitos subestimam o real poder dessas entidades que tanto bem fazem. Mas “o que Criança na Umbanda faz, nem Exu desfaz.”
6) Linha de Yemanjá - Esta é uma das linhas mais poderosas da Umbanda. Representam entidades que manifestam na linha das águas. Representam as sereias (não possuem forma de sereias e apenas uma simbologia para representar a linha vibratória das entidades) e marinheiros. Trabalham com a força de Yemanjá (água salgada). Possuem um lindo trabalho de limpeza e purificão.
7) Linha de Xangô - São entidades (caboclos) que vibram na linha da pedreira. Possuem muita força vibratória já que estão na mesma vibração de Xangô (fogo) e possuem estrutura pesada como uma rocha.
Assim é formada as 7 (sete) linhas de trabalho da Umbanda, que todo médium possui, não podendo esquecer de citar a linha da esquerda , detentores lavras ou restos de poeira astral (tudo que resta em um determinado trabalho), no qual os Exús são encarregados de transportarem para outra dimensão. 

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quem é Ogum General de onde veio algo mais a fundo se tem algum livro algo que eu possa saber melhor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...