Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Igreja do Cristo - Ramés



Pergunta: São tantas as igrejas espalhadas pelo mundo, com nomes diferentes, cada uma apresentando um ponto particular da doutrina de Jesus, que é fácil compreender a confusão que se faz na mentalidade contemporânea. Uma vez que os homens ainda são apegados “a letra” dos Evangelhos, não se dando ao paciente estudo de seu sentido oculto, por sua ociosidade mental, poderíeis nos dar, à guisa de esclarecimentos, qual é verdadeiramente no cenário do mundo a verdadeira Igreja de Cristo?

Ramés: Somente as humanas criaturas em conflito com as forças que regem a matéria, uma vez que o espírito na contingência de sua reencarnação se expressa de maneira limitada, é que podem ter a presunção de estarem “sintonizadas com a verdadeira igreja de Cristo”. Desprezam outras seitas e filosofias porque não se coadunam com suas inclinações e caprichos cultivados ao longo dos tempos.

Os espíritos que estão comprometidos com a filosofia de Cristo, e que já atravessaram a primavera borbulhante do ego transitório, tão comum entre os terrícolas, já não sentem esta preocupação de rotularem-se nesta ou naquela igreja, ou de advogarem esta ou aquela doutrina. São almas emancipadas das expiações compulsórias, e por isso acariciam o desejo de realizarem unicamente o bem entre os seus semelhantes, não se lhes importando a que filosofia pertencem, pois o amor que o Cristo vos ensinou deve estar sempre acima de qualquer corpo de realidade transitória.

Não podeis olvidar que o homem nasceu para a religião e não a religião para o homem! Porque as religiões passam, desaparecem na curva dos tempos, como o cenário do mundo se modifica no labirinto dos milênios, porém as almas dos homens se repetem em corpos e personalidades diferentes, vivenciando de acordo com a época e absorvendo as lições sempre vivas do universo de acordo com a sua mentalidade vigente.

Disse-vos o próprio Mestre em linguagem explícita, e que religião considerada oficial tentou ocultar: “O Espírito de Deus, Vosso Pai, não está limitado a um templo de pedra ou de madeira, mas está no coração de seus filhos. De maneira que, onde estiver seu coração, aí estará o seu tesouro...”

Nos evangelhos considerados apócrifos, está registrada esta resposta de Jesus ás indagações de uma mulher, que aproveitando um dos raros momentos em que o Mestre se encontrava afastado de seus discípulos para saciar sua sede junto a um poço de água, se aproximou do Sublime Senhor para obter o esclarecimento cujas indagações lhe angustiava a alma.

Erguei portanto, a Igreja de Cristo em vossos próprios corações, uma vez que já se encontra assentada a pedra basilar que é o Espírito de Deus que habita convosco, segundo as palavras do próprio Mestre Jesus.

Pergunta: Há coerência e discernimento em vossa resposta, porém sempre há aqueles de nós que ainda se demoram no entendimento de assuntos tão complexos como a questão da religião. Vemos Kardecistas esnobando a Umbanda, como vemos umbandistas fazendo chacotas dos evangélicos, enfim uns atirando dardos nos outros a despeito de afirmarem estar abraçados a um único Deus. Sem falar dos extremistas que atiram bombas em nome de Alá, ou aqueles que não titubeiam em explodir civis em nome de Maomé. Que poderíeis nos dizer a respeito?

Ramés: “Homo Homini Lupus.” – O homem é o lobo do homem! Somente uma arrogância e uma presunção doentia é capaz de aceitar que Deus sendo o amor incondicional, poderá compactuar com a selvageria e a violência de irmãos contra irmãos!

Já vos dissemos alhures, que o homem nasceu para a religião e não o contrário, ou seja, o espírito que há no homem sente uma profunda inclinação para algo maior, uma ânsia espiritual, um vazio existencial que sua apoucada sabedoria não consegue explicar.

Volta-se para o espaço estrelado e mede o abismo que o separa desta força e poder invisível que o atrai irresistivelmente. Incapaz de voltar-se para dentro de si mesmo devido a sua limitada consciência espiritual, busca nas expressões defectíveis de sua personalidade transitória preencher as necessidades de sua alma atormentada.

A verdade divina se nos revela por aproximações, é uma conquista do espírito e não uma concessão extemporânea; assim como a Igreja de Cristo não se estabelece em uma posição geográfica ou um lugar comum onde todos irão pisar, uma vez que ela é a soma de todos os corações irmanados no mundo inteiro por meio da Boa Vontade mundial.

A verdade de Deus ou o conhecimento divino é o verdadeiro tesouro que as traças não corroem e nem os ladrões roubam! E só poderemos conquistá-lo através de uma vivência verdadeiramente cristã. Os homens se preocupam em acumular conhecimentos doutrinários e absorverem alfarrábios antigos, porém desprezam a prática da caridade e o exercício da Boa Vontade, único passaporte legítimo para a Igreja de Cristo.

Hipertrofiam seus cérebros de conhecimentos, mas seus corações permanecem vazios, por que não cultivaram a semente do amor através dos trabalhos que dignificam a alma .

Os homens são imitadores por natureza! Kardec veio ao mundo, e apesar da benemerência de sua obra por intermédio dos espíritos, a grande maioria se permitiu ao luxo ilusório de imitá-lo quando deveriam vivenciá-lo. Não se imita os espíritos de luz, assim como o homem comum não consegue imitar a obra de um artista genial.

Colocaram o quadro de Kardec na parede de seus templos e se limitaram a imitá-lo em vez de viverem seu exemplo no dia a dia, no que concerne ao respeito as religiões.Allan Kardec nunca estimulou as contendas inúteis, nem nunca incentivou as provocações atrabiliárias, compreensível somente no meio de espíritos atrasados. Assim como não se vê do lado de cá o espírito humilde de um preto-velho fazer piadas e conchavos a cerca do espiritismo, sempre tão respeitado entre estas portentosas Entidades que cultuam no âmago de seus corações o amor incondicional pelos seus semelhantes.

E enquanto na terra os homens cuidam de subtrairem-se em nome de suas religiões, degladiando-se na arena comum de sua ignorância, as comunidades siderais irmanadas no espaço somam esforços, unindo-se à Cristo Jesus em favor dos homens na terra!

Kardecistas ou ateus, evangélicos ou umbandistas, espiritualistas ou esotéricos, budistas ou Teosofistas, importa somente para os nossos maiorais da Vida Maior o universo interior das humanas criaturas, sua ascendência moral, sua retidão de caráter, seu bom senso e sua Boa Vontade em auxiliar seu irmão independentemente da religião que abraçou.

Não há religião superior a verdade, e não há outra verdade que o amor que o Cristo vos ensinou! Esta é a única verdade superior, sem querer parecer presunção de nossa parte.

Disse-vos o amado Mestre: “Veritas Vos Liberabit” (conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres). “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei, porque não há amor maior que este; o de dar a sua vida por amor de seus irmãos.

E amando-vos uns aos outros com um amor semelhante ao Meu, sereis reconhecidos como meus discípulos, amando-vos como Eu vos tenho amado...”

Paz.



Recebido por João B. G.Fernandes

Porto Alegre- RS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...