Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Qual o Procedimento Correto?


     
         Como devem estar vestidos os médiuns durante as sessões?

Devem usar somente o branco ou podem usar roupas coloridas? E as mulheres podem ou não podem usar calças compridas, ainda que brancas?

Podemos notar que apesar de acharmos tão simples a maneira que cada um deve vestir-se nas sessões de Umbanda, há muitas maneiras e muitas contestações.

Há casas que permitem mulheres de calças brancas e um guarda-pó à semelhança dos homens, ou mesmo um tipo de roupa que mais assemelha-se a uma bata para as mulheres e outras casas que só permitem que as mulheres usem as roupas de baiana, inclusive não deixando que assistentes do sexo feminino, se porventura, ao longo das sessões venham a ser mediunizadas, permanecerem no salão sem que lhes tenham sido colocadas saia, mesmo que por cima das próprias roupas pessoais.

Podem os Guias ao manifestarem-se tirarem camisas, ou utilizar panos atados ao peito? Normalmente isso ocorre com Guias manifestados em homens é claro.

E se quiserem trabalhar sem camisa, podem? E no caso das bebidas? Podem os Guias optar por beber diretamente na garrafa ou são obrigados a utilizar copos, taças ou cuités? E o que dizer de entidades que ao manifestarem-se pedem sandálias, sapatos, paletós, etc... Isso é correto?

A porta de um Centro Espírita, Terreiro, Roça ou Ilê, deve ficar aberta, ou seja, a frequência é liberada ou poderá ser controlado quem entra ou sai da casa, utilizando-se o método do portão fechado ou mesmo um porteiro?

A questão é puramente doutrinária e não vejo razão alguma para tantos ataques de uns aos outros. É importante que nos lembremos de um ditado muito antigo, porém muito eficaz. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. E o mais quente ferro que costuma nos ferir é a nossa própria língua. Como já vimos em outras conversas, a Umbanda é uma doutrina extremamente aberta que permite vários entendimentos sobre suas origens e cultos. Então também é possível que haja dentro de cada aceitação um tipo de fundamentação ou doutrina diferente e não será pelos comentários contrários ou condenações sumárias que se chegará a uma definição do que é certo ou errado.

Se o zelador entende que na sua casa não deverá ter acesso qualquer tipo de pessoa, ainda que isso de certa forma fira o entendimento de prática da caridade, não deverá ser condenado por isso, já que todos sabem o quanto de maldade e violência é hoje praticada em todos os recantos do país e, não entendo como válido tentar justificar o fato como erro, utilizando a idéia de que se lá tem guias de verdade, então teria efetiva segurança, porque cada um é que sabe onde realmente estarão seus problemas. O mesmo caso se aplica a maneira tanto dos médiuns como dos guias se vestirem. Entendo que se há respeito e verdade, não será a roupa que irá modificar as qualidades dos guias nem dos médiuns que os manifestam.

É óbvio que essas colocações não estão abrindo as portas para procedimentos totalmente fora de padrões não só espirituais ou doutrinários como normalmente aceitos pela própria sociedade. Uma casa de Umbanda é um ambiente sagrado no qual se deve ter o maior cuidado e apreço pela educação e respeito.

Roupas adequadas, principalmente na assistência, sem sombra de dúvidas, permitirão uma boa qualidade da educação e posicionamento social. No entanto, admito que cada grupo é que deverá determinar qual o tipo de roupas serão mais adequadas à assistência, assim como ao corpo mediúnico.

Eu, particularmente, tenho as minhas preferências, mas tenho irmãos que possuem outras diferentes que as minhas, mas nem por isso, suas casas deixam de ter a força e a capacidade necessária para o trabalho espiritual e a prática da caridade.

O que importa na verdade é nossa boa intenção. Quando vamos a um Centro não devemos ir com olhos de júri de moda ou costumes, e sim com olhos de amor e boa vontade.

Aí sim, a vibração do nosso modo ou do modo de quem a pratica será cada vez maior e mais bem aproveitada.

Matéria do irmão Solo - Recife - PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...