Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Prática Oficial da Umbanda


Da formação da Umbanda, historicamente comprovado, hoje só existe a abertura oficial do primeiro templo de Umbanda no Brasil, fundado por um médium conhecido por Zélio Fernandino de Moraes, na cidade de Niterói/RJ, em meados de 1910. Desse médium já ouvimos falar muito e infelizmente não o conhecemos. Ele foi um verdadeiro desbravador em nosso meio, já que teve a missão de fundar publicamente o primeiro templo oficial de Umbanda em nosso País, numa época em que qualquer culto que não fosse católico não era bem visto e era normalmente perseguido, inclusive pela polícia que invadia os locais de culto e levava presos todos os que ali se encontravam.  A Umbanda praticada por esse médium era espiritualista e essencialmente cristã, com origem na religião dos nossos índios, dos nossos irmãos africanos e no cristianismo.

Em meados de 1900, ainda vigoravam leis do tempo do Império que puniam abertamente as práticas de magia. Com a chegada dos escravos ao Brasil colonial (1530 – 1888), entre eles não vieram apenas os plebeus. Chegaram também ao Brasil reis, príncipes, sacerdotes e feiticeiros. Os escravos, por sua vez, revidavam o jugo da escravidão por meio da milenar e poderosíssima magia africana. Os colonizadores portugueses sabiam o que eram os despachos depositados nas matas e deles tinham muito medo, já que sabiam que os feitiços podiam matar. Por essa razão criaram leis que lhes dava o poder de matar ou queimar, nas fogueiras da inquisição católica, os escravos que praticassem os despachos. Por esse motivo, em meados de 1900, a polícia ainda invadia os locais que praticassem cultos de origem africana. A engenharia astral, por sua vez, tomou providencias para que essas leis fossem abolidas e que a prática livre das religiões viesse a ser soberana.

Os nossos irmãos africanos legaram à Umbanda o culto aos Orixás; os nossos índios legaram à Umbanda as bases e as práticas de nossos cultos e o espiritismo e as obras de Allan Kardec nos deram a compreensão sobre os fenômenos espirituais que ocorrem em nossos cultos.

A Umbanda, na realidade, tem sua formação no mundo astral e concretizou-se no mundo material no meio das senzalas, juntamente com outros cultos como o Candomblé, o Omoloko, o Catimbó, o Batuque no Rio Grande do Sul, o culto de Cambinda e outros.

A figura do Preto Velho no meio umbandista concretiza uma série de ensinamentos que deles recebemos e que a cada dia mais fortalece a Umbanda como religião. A origem deles são as senzalas, portanto, foi nas senzalas que a Umbanda nasceu. E com o passar do tempo assimilou uma série de ensinamentos (positivos) oriundos de outras religiões como o catolicismo, mas acima de tudo do Cristianismo, uma vez que o umbandista segue os ensinamentos contidos no Evangelho de Jesus Cristo, provado está pela imagem de Jesus Cristo em todos os templos de Umbanda.

Saravá Umbanda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...