Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Sincretismo é uma Realidade, a "Umbandomblé" é um equívoco


Precisamos entender melhor o religare, a ligação estabelecida pela Lei Maior por meio do firmamento de nossas ações e de nosso pensamento. Isso nos leva a crer que cada religião deverá ter o seu código de conduta, o seu código filosófico, seus objetivos diante da busca, preparando cada vez mais os irmãos no sentido de transparecer cada vez mais a razão que nos leva a acreditar e viver essa imensa imortalidade.

Mas como fazer nossos irmãos entenderem as diferenças entre cada religião, cada rito, cada propósito? Surge então entre vocês cada vez mais desinformação, cada vez mais desencanto... E aí, acabam pulando de igreja em igreja, de religião em religião.

Da prática de junção de Candomblé e Umbanda surge o que chamamos de "Umbandomblé". Isso não é sincretismo, é apenas a migração de práticas religiosas que nada tem a ver com o Ritual de Umbanda, muitas vezes, puro exibicionismo. Aceitar rituais ou filosofias e inseri - las na Umbanda tem seu limite no bom senso de cada sacerdote.

Tantos sãos os caminhos, eu já lhes disse... Mas porque colocar a vaidade na frente do caminho, na frente de tudo? Vemos sacerdotes de Umbanda começarem a seguir outras religiões e outras religiões...Mas a Umbanda, está inserida no contexto efetivo do sincretismo universalista, a Mãe Umbanda entende tudo, só não entende aqueles que querem ganhar dinheiro com a mãe Umbanda...Porque a umbanda é entrega, não é o apego a matéria.

Os princípios de diversas religiões estão sincretizadas na Umbanda, então, não me venham misturar tudo em detrimento de um desequilíbrio pessoal ou espiritual. Misturam rituais de Candomblé com a Umbanda, mas a Umbanda tem seu próprio ritual, que se baseia no amar ao próximo, na humildade e na caridade. Também não há necessidade de sacerdotes de Umbanda participarem de rituais de outros cultos, trazendo para o ritual de Umbanda elementos que não lhe são comuns, pois sabemos que o que está por trás de tudo é o dinheiro, a idolatria. Vocês querem a consciência da imortalidade do espírito? Essa consciência não consiste na idolatria de um ritual melhor do que o outro, de uma "fantasia" mais bonita do que a outra.

Acima de tudo a busca é pessoal, está dentro de nós. A reforma íntima se faz necessária, ainda somos escravos, amordaçados a cada célula do nosso corpo programado para morrer. Infinitamente somos essa energia, temos a necessidade da evolução e não do egocentrismo, implícito na vaidade de sacerdotes.

Irmãos de fé, precisamos entender que é simples a Lei, não é medíocre e não tem como base o cinismo. A Lei é uma só e o homem é equilibrado em sua natureza e postura evolutiva, a idolatria à matéria é o que tira de seu caminho.

Reflitam e acabem com as couraças da matéria. Umbandomblé: Isso não é Umbanda nem Candomblé.

O alicerce da nossa Umbanda é a caridade, firmada na Lei Natural e Evolutiva da "Amar ao próximo como a si mesmo", do "É dando que se recebe".

Saravá Jesus, Saravá Oxalá, Saravá Buda, Saravá Ghandi....

Por Pedro Miguel e espíritos amigos. Mensagem recebida por meio da audiofonia em 20 de junho de 2005, pelo médium Marques Rebelo. Texto extraído da Revista Espiritual de Umbanda número 10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...