Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

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A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Falando de Umbanda



Apesar do real significado da Umbanda ter origem na palavra Aumbandan ou Lei Divina, devido a diversas corruptelas ao longo de milhares de anos o termo Aumbandan tomou-se Umbanda.

Entendemos que a Umbanda hoje seja para a grande população brasileira uma religião, um culto. A Umbanda foi trazida e fundada pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas, quando incorporou em um médium em 15/11/1908, inaugurando a primeira tenda de Umbanda no Brasil.

A Umbanda, nascida e praticada no Brasil, sincretizou várias religiões, apesar de muitas raízes de origem africanista, mas não tem similar nem mesmo na África. Incorpora em seus adeptos entidades desencarnadas do plano físico da Terra, como as crianças, os caboclos, os (pais) pretos-velhos, e os exus guardiões que vêem em auxilio de seus filhos-de-Fé, trazendo palavra de estímulo e renovando forças para estes enfrentarem os problemas do dia-a-dia.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador, de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixás são emanações da Divindade, como todos os seres criados. O propósito maior dos seres criados ê a Evolução, o progresso rumo a  Luz Divina. Isso se dá através das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

A Umbanda acredita numa Lei de Justiça universal, que determina a cada um colher o fruto de suas ações, que ê conhecida como Lei do Carma. A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal, ou seja, considera que todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda não realiza em qualquer hipótese o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos. Também não preconiza a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forças da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Hoje, dentro da Umbanda, encontramos diversas interpretações e costumes. Os cultos seguem algumas influências comuns, mas são fortemente influenciados pelos seus componentes, pelos dirigentes locais que, sem uma base única, permitem múltiplas facetas e ritos diversos. Esta ê a sua riqueza. Todos são bem-vindos, acolhidos com carinho e ouvidos em suas dificuldades.

A Umbanda verdadeira está a serviço da Lei Divina, e só visa ao bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda. A Umbanda leva a Luz sem pedir qualquer retribuição, o Amor sem esperar qualquer recompensa e a Caridade sem prêmio, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimentos, consultas ou trabalhos.

Quem cobra por serviço espiritual não pode ser considerado verdadeiramente umbandista. Quem conduz o Amor e a Caridade estará levando os ensinamentos maiores da Umbanda. Todo o serviço da Umbanda é de caridade.

Fonte http://umbandapaijoao.com.br

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A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
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