Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Santos Católicos - Por Alexandre Cumino



Quanto aos Santos Católicos, podemos colocá-los muito perto das Divindades, cabendo até uma analogia muito coerente. Não por si próprios ou pelos mesmos terem atingido a condição de divindade e sim pela falta que faz ao ser humano o culto direto às Divindades de Deus com seus atributos divinos. Por essa carência, surge a necessidade de adotar Santos Católicos que tenham as qualidades, atributos e atribuições que antes eram encontradas nas Divindades ­pagãs.

Isso é muito fácil de entender imaginando um povoado “bárbaro” de cultura dominadora, agora dominado pela cultura de cunho católico.

As Divindades anteriormente cultuadas por este povo seriam, em grande número, Divindades guerreiras, dominadoras, justiceiras e aguerridas. Havendo grande dificuldade em aceitar o “modelo do Cristo” passivo e contemplativo, torna-se essencial a presença de Santos Católicos, como São Jorge Guerreiro, com lança na mão e montado em seu Cavalo Branco contra o dragão. O mesmo veremos em Santa Maria, mãe de Jesus, substituindo todas as Divindades femininas que estivessem ligadas ao sentido do Amor ou da ­Geração.

Na religião de Umbanda, existe um sincretismo muito forte entre os Orixás e os Santos Católicos; por sincretismo entendemos unir qualidades de dois elementos criando um terceiro conhecido. Podemos dizer até que é um caminho de retorno às Divindades, pois, por meio das qualidades conhecidas dos Santos Católicos apresenta-se qualidade análoga existentes nos Orixás. É, sem dúvida, um ótimo recurso para, mediante elementos conhecidos, colocar o adepto de frente aos Tronos de Deus. Aquele que reconhece a mesma essência em duas formas diferentes já está um passo mais próximo de desvendar os mistérios divinos que regem a criação como mecanismos da perfeição.

Podemos citar o sincretismo e ao mesmo tempo somar outros Santos Católicos que venham ao encontro desta idéia.

Trono Masculino da Fé — Oxalá — Jesus Cristo

Trono Feminino da Fé — Logunan (Oiá-Tempo) — Santa Clara

Trono Masculino do Amor — Oxumaré — São Bartolomeu

Trono Feminino do Amor — Oxum — Nossa Senhora da
Concepção

Trono Masculino do Conhecimento — Oxossi — São Sebastião

Trono Feminino do Conhecimento — Obá —  Sta Joana D’Arc

Trono Masculino da Justiça — Xangô — Moisés / São Jerônimo

Trono Feminino da Justiça — Iansã — Santa Bárbara

Trono Masculino da Lei — Ogum — São Jorge

Trono Feminino da Lei — Egunitá — Santa Sara Kali ou Santa Brígida

Trono Masculino da Evolução — Obaluayê — São Lázaro / São Cipriano

Trono Feminino da Evolução — Nana Buroquê — Santa Ana

Trono Masculino da Geração — Omolu — São Roque / São Bento

Trono Feminino da Geração — Yemanjá — Nossa Senhora
dos Navegantes / Nossa Senhora das Graças

Podemos ainda completar esse raciocínio colocando que até o nome de muitos santos vem em analogia às Divindades anteriormente cultuadas como Nossa Senhora das Vitórias substituindo a divindade greco-romana Vitória, Santa Brígida substituindo a Divindade celta do fogo Bridge, Santa Inês substitui a Divindade dinamarquesa Yngona, Santa Sara Kali (padroeira dos ciganos) substitui a Deusa negra hindu Kali, que surgirá de forma católica também como a “Virgem Negra” em inúmeras catedrais européias, e Santa Ursula substitui a Divindade eslava Orsel ou Úrsala entre outros santos e santas.

Em geral, o arquétipo do Santo em analogia à divindade pagã já servia para a transferência da fé de um para o outro, facilitando a conversão e mantendo a mesma manifestação da qualidade divina agora sob roupagem católica.

Fonte: Deus, Deuses, Divindades e Anjos. Alexandre Cumino. Editora Madras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...