Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Seguidores

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine nosso...

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

sexta-feira, 23 de março de 2012

São Jorge e o Dragão



Certa vez um andarilho resolveu mudar de cidade a fim de tentar melhor sorte em outro local. Como não tinha recursos, começou sua jornada caminhando por uma das maiores estradas do estado. Passados alguns dias estava faminto e exausto quando avistou um posto de combustível destinado a caminhoneiros. Neste local estes trabalhadores além de abastecerem seus veículos, tomam banho, alimentam-se e repousam por algumas horas.

O local tinha uma pequena estalagem e lhe chamou a atenção o nome do estabelecimento “São Jorge e o Dragão”. Resolveu bater a porta quando uma mulher com visível mau humor lhe atendeu:

- O que deseja?

- Minha Senhora, estou caminhando há dois dias sem nada comer, não teria algo que pudesse me oferecer?

A mulher demonstrando profunda irritação lhe diz:

- Mas o senhor é um vagabundo mesmo! Não tem mais o que fazer do que incomodar os outros? Ponha-se daqui para fora imediatamente... (e lhe bateu a porta na face com violência).

O pobre andarilho assombrou-se com a reação inesperada. Deu alguns passos para trás, olhou novamente o nome da estalagem, “São Jorge e o Dragão”, e resolveu bater novamente a porta.

Desta vez a mulher já o atendeu com a vassoura em mãos e irada lhe perguntou: - E agora o que deseja?

Respondeu-lhe o andarilho:

- Bem, com a Senhora eu já falei, poderia agora falar com São Jorge, afinal o dragão já me atendeu não é?

Esta pequena história nos adverte sobre as fraquezas que ainda temos e precisam ser controladas. Geralmente quando somos incomodados e retirados de nossa zona de conforto quem primeiro atende a nossa porta é nosso dragão interior. Reagimos frente à grande maioria dos desafios de nossas vidas com irritação e azedume.

Desta forma nos cegamos frente às oportunidades que se apresentam nestes instantes e quando permitimos que nossos piores sentimentos sejam os primeiros a atender nossas necessidades uma montanha de problemas são gerados, portas são fechadas, amizades e lares são destruídos.

Controlar nossas atitudes intempestivas não é tarefa fácil e exige disciplina para que certos vícios de comportamento sejam domados. Resumindo, precisamos educar nosso íntimo.

Portanto, entender nossas emoções e lutar para corrigir certos temperamentos é medida acertada que evita dissabores e trás paz interior. E somente em paz podemos usufruir melhor dessa bela jornada chamada vida.

Pense nisso!

Por Ivan da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Pense Nisso...