Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

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A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Nascimento da Umbanda e suas Raízes


     A Umbanda precisa ser explicada, por ser uma religião ainda em formação; é mal compreendida por muitos. Sabemos que grande parte de nossa dificuldade resiste no fato da existência de várias correntes de pensamentos doutrinários e de heranças religiosas herdadas e adaptadas vindas de outros seguimentos religiosos quando do nascimento da Umbanda.

    A Umbanda é uma religião essencialmente brasileira porque, apesar de ter se baseado em cultos afros (candomblés), kardecistas, católicos, indígenas e com doutrinas e rituais absorvidas de outras fontes, desenvolveu-se e consolidou-se em um credo apropriado a evolução, temperamento, cultura e anseio do povo brasileiro.

     Pelo imenso número de adeptos que cresce a cada dia, não será difícil um dia idealizarmos um código e uma ritualística padronizada que irá uniformizar tornando homogênea com uma base única.

    Assim as discrepâncias que hoje vemos, aos poucos através da participação e colaboração de todos os seguidores e simpatizantes que se interessam em aprender realmente a doutrina e a ritualística umbandista se tornará clara e todos poderão ver, quanta injustiça se foi feita a esta religião, que somente prega o bem, ensina o amor e o respeito para com todos através da caridade.

      É difícil de se precisar o surgimento da Umbanda. Várias histórias foram escritas, algumas sem confirmações e outras que não fazem sentido. Mas para se entender corretamente a Umbanda é preciso primeiro compreender como foram formadas as suas raízes e quais foram as doutrinas absorvidas de outros seguimentos.

    É certo e verdadeiro, que muitas práticas de vários outros seguimentos religiosos foram absorvidos na ritualística umbandista sem que possamos precisar exatamente quando e de que forma ocorreu, mas é visto dentro de vários templos com naturalidade.

    Na sua raiz a Umbanda têm nos cultos aos Orixás africanos, no kardecismo, na Igreja Católica e no povo Indígena (índios), as principais influências que marcaram e colaboraram na sua formação.

      Os fatos históricos e a ritualidade praticada nos dias de hoje, por si só confirmam as influências das religiões (Candomblé – Católica – Kardecista – Indígena) na Umbanda.

Trabalho de Estudo E Pesquisa Pai Guimarães D'Ogum - Dirigente Espiritual do Templo de Umbanda Estrela Guia

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A Maior de todas as Luzes é a do Amor Incondicional da Caridade, da Misericórdia Sincera do Coração.

Denis Sant’Ana .’. \|/ سلام

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“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos…”

W. Shakespeare.

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade”

Dalai Lama.

Luz Crística

Obras Básicas - Pentateuco do Espiritismo

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
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